Serviços Online

O Tacchimed possui o melhor plano de saúde para você e sua família. Clique aqui e conheça nossos planos.

O Tacchimed disponibiliza diversos Serviços Online aos seus clientes. Acesse as serviços clicando no menu lateral, necessitando se identificar utilize seu usuário e senha.



Espaço Medicina Preventiva


Para o Tacchimed promover a saúde não se limita aos tratamentos médicos e sim à prevenção, a fim de oferecer aos seus clientes mais qualidade de vida. Por isso, a Medicina Preventiva, área específica que cuida desses aspectos, ampliou e reorganizou seus Programas e Ações de Saúde. Numa nova sede e com nova estrutura, a Medicina Preventiva pretende oferecer aos usuários do Tacchimed melhores práticas e hábitos saudáveis, sensibilizando as pessoas para a importância do controle e da prevenção das doenças.



A Medicina Preventiva Tacchimed cuida de:


  • Diabetes Mellitus;
  • Dislipidemias (colesterol, triglicerídeos alterados);
  • Doenças Cardiovasculares;
  • Doenças Respiratórias Crônicas;
  • Obesidade;
  • Tabagismo.


Endereço da Medicina Preventiva Tacchimed


A nova sede da Medicina Preventiva fica na Rua José Mário Mônaco, 393, térreo, no Centro de Bento Gonçalves. Contatos podem ser feitos pelo fone (54) 3455-4172 ou pelos e-mail sads_medpreventiva@tacchini.com.br (Enfermeira Cristiane Dalla Costa Postal) ou giceli_sesmt@tacchini.com.br (Enfermeira Giceli Flores).



Novos Programas e Ações da Medicina Preventiva


A partir de Abril de 2012, a Medicina Preventiva oferece novos programas e ações de saúde:


  • Saúde em Dia
  • Dia da Saúde
  • Vivendo com Saúde
  • Oficinas de Saúde
  • Palestras Educativas


Saúde em Dia


Chekups individuais oferecidos para grupos específicos de pessoas com maior incidência de risco de eventos cardiovasculares e/ou metabólicos, tais como: Infarto, Diabetes, Derrames, entre outros. Estes grupos são constituídos por profissionais que trabalham muito e tem pouco ou nenhum hábito saudável, tais como: executivos, bancários, profissionais da saúde, entre outros.

As pessoas desses grupos de riscos, identificados através de um novo sistema tecnológico de informação, recentemente adquirido pelo Tacchimed, serão convocadas a realizarem estes chekups periodicamente, a fim de identificar possíveis riscos e intervir antes de evoluírem para Doenças Crônicas.

Coordenação: Dra. Christiane Sachet Zorzi



Dia da Saúde


Ações educativas através de palestras específicas, cursos, campanhas de vacinação, caminhadas e/ou distribuição de folhetos. O Programa estimula hábitos saudáveis e adoção de atitudes que preservam e ampliam o bem-estar. Serão oferecidos na sede da Medicina Preventiva ou nas empresas clientes que tiverem interesse e em ambientes públicos municipais com a finalidade de incentivar, motivar as pessoas da Sociedade aos bons hábitos e evitarem assim o adoecimento precoce.

Abaixo, algumas datas que integram o calendário anual das atividades:


  • Dia Internacional da luta contra o Câncer Mama e Próstata - 04/02;
  • Dia Mundial da Hipertensão - 17/05;
  • Dia Mundial sem Tabaco - 31/05;
  • Dia Nacional da Obesidade - 11/10;
  • Dia Mundial do Diabetes - 14/11.

Coordenação: Enfª Cristiane Dalla Costa Postal.



Vivendo com Saúde


Este Programa foi criado para atender exclusivamente os usuários do Plano, portadores de algum tipo de doença crônica, tais como: diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias, problemas circulatórios, entre outras.

O usuário é convidado/convocado a participar do Programa Individualmente ou em Grupos através de ALERTAS pré-estabelecidos que sinalizarão algum tipo de desencadeamento e/ou agravamento de tais doenças crônicas.

No "Vivendo com Saúde", as consultas individuais serão realizadas por Enfermeiras capacitadas que, se necessário, encaminharão para o Médico Assistente ou do Serviço, caso não exista médico assistente. Uma equipe multidisciplinar também prestará orientações para dar suporte aos cuidadores desses pacientes, tanto individualmente, como nas atividades em Grupos. Esta equipe conta com profissionais da área de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Medicina. e em ambientes públicos municipais com a finalidade de incentivar, motivar as pessoas da Sociedade aos bons hábitos e evitarem assim o adoecimento precoce.

Atividades Individuais: ocorrerão na sede da Medicina Preventiva.

Atividades em Grupos: máximo 15 participantes. Os usuários deste grupo serão convidados/ convocados para participar de 3 encontros com duração de 1 hora, que ocorrerão com intervalo de 7 a 10 dias. Nestes encontros, divididos em módulos, serão abordados aspectos importantes para conscientizar e motivar os pacientes crônicos às mudanças em seus hábitos de vida e para se tornarem Gestores de suas Doenças. Os encontros serão conduzidos por equipe multidisciplinar. Quando os grupos forem realizados nas empresas também deverão ter no máximo 15 participantes e no mínimo 10 participantes.

Abaixo, apresentação da metologia de cada módulo dos encontros:

1º Módulo - Conhecendo as Doenças Crônicas
será realizado pelo profissional médico, na sala de grupos da nova sede da Medicina Preventiva, o qual desenvolverá dinâmica com foco na abordagem em grupos e orientações educativas sobre as doenças crônicas.

2º Módulo - Importância da Nutrição e da Atividade Física
serão abordados conhecimentos prático da Pirâmide Alimentar, utilizando um espaço específico, construído na nova sede da Medicina Preventiva, incluindo a distribuição de Plano Alimentar e orientações sobre exercícios físicos, estabelecendo metas para o próximo encontro.

3º Módulo - Revisão das Metas
serão revistas as metas e reforçados os objetivos iniciais dos encontros. Caso se perceba a necessidade de acompanhamento, o participante será encaminhado aos devidos profissionais, de acordo com dificuldades no alcance das metas e na conscientização dos objetivos.

Coordenação: Enfª Cristiane Dalla Costa Postal.


Grupo Amigos do Coração

Especialmente direcionados aos Tabagistas, utiliza uma adaptação da metodologia desenvolvida pela Liga de Combate ao Câncer:

1º Etapa avaliação com a enfermeira (exame físico e história tabagística do paciente) e avaliação médica (estado geral de saúde do paciente e prescrição da medicação se necessário).

2º Etapa será composta de seis (06) encontros, com abordagem específica para cada uma delas. Estas sessões serão semanais, com durabilidade de uma (01) hora, com grupos de, no máximo 15 pessoas.

Objetivo: conduzir o paciente a Cessação do Tabagismo.

3º Etapa caso ainda seja necessário, este mesmo grupo terá a possibilidade de permanecer na 3. Etapa. Esta será composta de seis (06) sessões, a abordagem seguirá a necessidade do grupo. Estas sessões serão quinzenais, com a durabilidade de quarenta minutos.

Objetivo: acompanhar as dificuldades do paciente pós-cessação e sanar duvidas decorrentes de alterações tabaco relacionadas.

Coordenação: Enfermeira Elisete M. Andreolli.



Oficinas de Saúde


Estas atividades serão realizadas quando houver solicitação das Empresas clientes Tacchimed em alguns eventos, tais como: SIPAT, Semana de Saúde, etc.

As atividades tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde da população, mudando hábitos ruins por hábitos saudáveis a partir da orientação de práticas corporais e de atividade física, nutricionais e de lazer e modos de vida saudáveis, através de oficinas, além das rotinas de saúde, normalmente oferecidas:

Palestras
Relacionadas aos temas da Medicina Preventiva, com duração de 1 hora.

Ações de saúde
Testes de HGT, verificação de PA, IMC, Massoterapia, Prática de Atividade Física.

Oficinas de bem-estar
Auto maquiagem, música, dança, entre outras.

As ações de saúde e as oficinas de bem-estar serão desenvolvidas pelos profissionais de saúde (enfermagem, nutricionista, médico), com duração de 2 horas.

Coordenação: Enfª Giceli Flores.



Palestras Educativas


Mantendo o mesmo foco do “cuidado” da Medicina Preventiva, as palestras abordarão:


  • Diabetes Mellitus;
  • Dislipidemias (colesterol, triglicerídeos alterados);
  • Doenças Cardiovasculares;
  • Doenças Respiratórias Crônicas;
  • Etilismo (Alcoolismo);
  • Obesidade;
  • Tabagismo.

Deverão ser previamente agendadas com a Coordenação da Área e podem ser realizadas nas empresas clientes Tacchimed. A duração das palestras é de 1 hora e serão ministradas por equipe multidisciplinar de acordo com o tema.

Coordenação: Enfª Giceli Flores.







Previsão do Tempo


Cálculo de IMC


Calcule seu índice de massa corporal, clique no botão abaixo para começar.



Dicas de Saúde

Ver todas