Postado dia 04/08/2022 às 11:08

Agosto Dourado: um mês dedicado ao aleitamento materno

Junto com o início do oitavo mês do ano, começam também as ações do Agosto Dourado, uma campanha mundial que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até pelo menos o sexto mês de idade.

Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação.

Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros. No entanto, segundo a OMS, apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida. Isso porque a amamentação é importante, porém pode ser um desafio. Especialistas alertam que, apesar das dificuldades que podem ocorrer, é preciso insistir no início para que a amamentação aconteça.

“Um dos passos fundamentais para ter sucesso na amamentação é estar bem informada e criar uma rede de apoio. Tire suas dúvidas durante o pré-natal, consulte profissionais especializados e peça ajuda a amigos e familiares”, alerta a nutricionista do Banco de Leite Ama Tacchini, Graziela Zortea.

Simpósio de Aleitamento Materno

Entre as ações do Agosto Dourado no Tacchini está a realização do II Simpósio de Aleitamento Materno Tacchini Sistema de Saúde. O evento gratuito, que vai ocorrer durante a tarde de 5 de agosto, é destinado a estudantes da saúde que pretendem atuar no processo materno infantil ou profissionais que já atuam na área.  

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 4 de agosto, dia anterior ao Simpósio, pelo site https://2simposioaleitamento.eventize.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3055 0303. 

Banco de Leite AMA

Para ajudar no desenvolvimento dos bebês internados na UTI Neonatal do Tacchini que, por algum motivo, não podem receber o alimento das próprias mães, nasceu o Banco de Leite Ama Tacchini. Apenas em 2022, foram coletados 269 litros de leite de 249 doadoras diferentes. 

Como doar

Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano Ama Tacchini, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055 0303 ou pelo e-mail  bancodeleite@tacchini.com.br. O espaço funcionará todos os dias, das 8h às 18h. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO