Postado dia 16/12/2020 às 09:12

Hospital São Roque conquista acreditação ONA II

O Hospital São Roque conquistou um feito inédito nesta quarta-feira, dia 16. A instituição, que em 2020 completou 65 anos de serviços prestados à comunidade de Carlos Barbosa e região, recebeu a certificação de Acreditado Pleno da Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.

Conhecido como ONA II, a certificação é concedida apenas para instituições que, além de atender aos critérios de segurança observados no nível I, apresentam uma gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. Dos 333 hospitais em funcionamento no Rio Grande do Sul, o São Roque é apenas o 9º a conquistar a acreditação nível II.

Desde 2018, quando conquistou o nível I da acreditação nacional, o São Roque realiza melhorias constantes e ciclos de aprendizagem com as equipes, para garantir cada vez mais segurança aos pacientes e colaboradores, e consequentemente atender aos requisitos, na intenção de conquistar o nível II da ONA. Contudo, de acordo com a gestora administrativa do São Roque, Cátia Argenta, a chegada da pandemia e das dificuldades enfrentadas por toda a área da saúde em 2020, o trabalho da instituição barbosense passou a ser focado na recertificação do primeiro nível.

“Chegamos a diminuir as expectativas quanto à avaliação em função da pandemia, mas os esforços realizados por toda a equipe durante os últimos dois anos deram resultado. Essa é uma conquista que dividimos com toda a comunidade que nos abraça diariamente e nos incentiva a sermos melhores todos os dias. Estamos muito felizes”, descreve ela.

A acreditação do ONA II tem validade de 2 anos e recebe visita de manutenção a cada 8 meses. Contudo, depois de manter o mesmo nível de acreditação por pelo menos um ano, o hospital poderá pedir uma nova avaliação e tentar conquistar título de Acreditado com Excelência, conhecido como ONA III, mais alto reconhecimento da entidade avaliadora.

“A certificação nível II da ONA nos trouxe a comprovação que o São Roque está no caminho certo, realizando um trabalho baseado na qualidade e gestão integrada dos processos, garantindo a segurança do paciente. Esse é um passo muito importante para a instituição, mas queremos continuar evoluindo para chegarmos ao nível 3, como já fez o Tacchini, em Bento Gonçalves”, avalia o gestor de Qualidade do Tacchini Sistema de Saúde, Márcio Ramos.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO