O Hospital Tacchini e a Prefeitura de Bento Gonçalves realizam no dia 10 de novembro a segunda edição da Campanha de Doação de Sangue na cidade. No projeto piloto, em setembro, 81 das 100 pessoas cadastradas puderam realizaram a doação, que foi encaminhada para o Hemocentro em Caxias do Sul.
O segundo Dia D será ampliado. Desta vez, serão disponibilizadas 120 vagas. A nova ação acontece das 08h30 às 12h e das 13h às 17h, na Unidade Zona Sul, no Botafogo. Para doar, é necessário realizar o cadastro prévio no Hospital Tacchini, no telefone 3455-4333 ramal 1248.
“Cada doação é fundamental para garantir a realização dos diversos procedimentos e atendimento de emergência em que o sangue é literalmente vital, por isso pedimos que as pessoas que se comprometem a participar da ação, compareçam na data marcada”, aponta a enfermeira Líder da Agência Transfusional, Ana Paula Lemos.
A Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio destacou que o objetivo é ter um calendário fixo de doação no próximo ano. “A primeira ação foi um sucesso e a população se engajou para poder participar. Nesta edição estaremos aumentando o número de coletas e proporcionando que mais pessoas possam estar auxiliando. Nosso objetivo é auxiliar a manter os estoques do Hemocentro e conscientizar todos sobre a importância da doação. E com nosso planejamento poderemos estabelecer datas fixas para doação a cada dois meses”, destaca.
A ação é realizada através da parceria entre Prefeitura, Hospital Tacchini e o Hemocentro. No dia da doação a Unidade de Saúde Zona Sul estará fechada para atendimento.
Para poder doar, é necessário levar um documento com foto e atender os pré-requisitos, como:
• Estar bem de saúde
• Pesar mais de 50 kg
• Dormir, no mínimo, 6h na noite anterior à doação
• Não estar de jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h
• Não ingerir bebida alcoólica nas 12h antes à doação
• Não fumar por 2h antes à doação
• Ter idade entre 18 e 69 anos