Postado dia 25/08/2021 às 09:08

Tacchini se prepara para iniciar residência médica e multiprofissional em 2022

O Hospital Tacchini realizou, na última semana, o ato de nomeação dos profissionais que farão parte das suas Comissões de Residência Médica e Multiprofissional. A cerimônia é considerada o primeiro passo rumo à realização de ambos programas, uma das metas mais importantes da instituição para 2022.

O Tacchini ainda precisará vencer uma série de etapas técnicas e burocráticas para colocar em prática esse sonho de anos. Para auxiliar nesses processos, a instituição bento-gonçalvense conta com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês, uma das principais referências da área no Brasil, que está oferecendo todo o suporte técnico e metodológico necessário. 

Coordenação da residência médica ao lado da presidente do Conselho Administrativo do Tacchini, Maristela Cusin Longhi

“Ainda temos diversas etapas para vencer até conquistarmos nosso objetivo, mas o mais importante é que aqui no hospital temos várias pessoas com mestrado, doutorado e muita vontade de fazer esses programas acontecerem. Isso nos dá a confiança de que tudo vai dar certo e que em 2022  teremos esses alunos aqui conosco”, comenta a dra. Roberta Pozza, diretora de divisão hospitalar do Tacchini Sistema de Saúde e coordenadora da Comissão de Residência Médica. 

A intenção é que no primeiro ano sejam abertas 6 vagas em Residência Médica: 4 na área de Pediatria e 2 em Clínica Médica. Já a residência multiprofissional deve ser dividida em três áreas: 

  1. Intensivismo Pediátrico, com vagas para Enfermagem (1), Farmácia (1), Fisioterapia (1) e Nutrição (1);
  2. Atenção à Clínica Intensiva, com vagas para Enfermagem (8), Farmácia (4), Fisioterapia (8) e Nutrição (4);
  3. Atenção ao Paciente Oncológico, com vagas para Enfermagem (1), Farmácia (1), Fisioterapia (1), Nutrição (1) e Psicologia (1);

“O início dos Programas de Residência vai marcar também o início de um ciclo de simbiose entre os profissionais. Enquanto para o aluno o ingresso significa uma oportunidade de adquirir formação e experiência em áreas específicas, para os tutores é forma manter-se sempre atualizado. Quem ganha com isso é a comunidade, que terá à disposição ainda mais profissionais de qualidade para atendê-la”, avalia o gestor de pessoas do Hospital Tacchini, Augusto Amaral. 

Coordenação da residência multiprofissional ao lado da presidente do Conselho Administrativo do Tacchini, Maristela Cusin Longhi

Como funciona o programa de residência? 

Tanto o Programa de Residência Médica quanto o Programa de Residência Multiprofissional têm caráter de curso de especialização lato sensu. Neles, os residentes desenvolvem atividades teóricas (20%) e práticas (80%), organizadas por categorias profissionais ou por áreas de atuação, sob orientação dos seus tutores. 

Com carga horária semanal de 60 horas, os cursos têm duração de 2 anos, no caso da Residência Multiprofissional, ou de 3 anos, no caso das Residências Médicas. Ambos os programas atendem os princípios de atenção integral e formação para o Sistema Único de Saúde (SUS).

COREMU- Comissão de Residência Multiprossional Tacchini

  • Coordenador: Fabiano Francio
  • Vice Coordenadora: Jaqueline Valduga
  • Coordenadora do Programa de Atenção a Clínica Intensiva: Adriane dos Santos
  • Coordenadora do Programa ao Paciente Oncológico: Thamyrys Bessa Silva
  • Coordenadora do Programa de Intensivismo Pediátrico: Karina Segatto

COREME- Comisão de Residência Médica Tacchini

  • Coordenadora: Roberta Pozza
  • Vice Coordenadora: Ana Paula Boscato
  • Coordenadora do Programa de Clínica Médica: Franciele Debortoli
  • Coordenadora do Programa de Pediatria: Simone Caldeira Silva

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO